Especialidades

Histeroscopia.

Histeroscopia diagnóstica, também conhecida como videohisteroscopia, é um exame feito para visualizar a parte interna do útero a fim de fazer diagnósticos de possíveis lesões, pólipos, miomas e conferir a espessura endometrial. O exame consiste na inserção de um aparelho bem fino (cerca de 4 mm de espessura), com uma câmera na ponta, pelo canal vaginal. Pode ser necessário a aplicação de anestesia, mas na maioria dos casos é sentido apenas um ligeiro desconforto. Mulheres grávidas, com suspeita de gravidez e infecção vaginal não devem fazer histeroscopia.

É importante realizar o exame na primeira fase do ciclo menstrual , pois a parede do útero estará mais visível sem a preparação do organismo para uma possível gravidez.

Geralmente o exame é feito em um consultório ginecológico, mas alguns médicos podem preferir realizá-lo em hospitais com as pacientes internadas

Preparação

Recomenda-se que as mulheres com histeroscopia marcada fiquem ao menos 72 horas sem ter relações sexuais, 48 horas sem utilizar qualquer creme íntimo. Fazer jejum 8 horas antes do procedimento, nos casos que o exame for realizado com anestesia de sedação.

Quando é indicada?

A videohisteroscopia é realizada quando as pacientes apresentam sintomas que indicam algum mau funcionamento do aparelho reprodutor. Alguns deles são:
-Sangramento anormal
-Cólicas, antes e durante a menstruação.
-Infertilidade
-Abortos repetidos
-Caso apresente algum desses sinais marque uma consulta com um especialista. Conte com a gente sempre que precisar.