Conização do Colo Uterino

Cirurgias e Procedimentos

A conização do colo do útero é uma pequena cirurgia na qual um pedaço do colo do útero, em forma de cone, é retirado para ser avaliado no laboratório. Assim, esse procedimento serve para fazer a biópsia do colo do útero quando existe alguma alteração identificada através do preventivo, confirmando ou despistando o diagnóstico de câncer, mas também pode servir de tratamento, caso remova todo o tecido afetado.

Além disso, este procedimento também pode ser feito em mulheres com sintomas semelhantes aos do câncer de colo do útero, como sangramento anormal, dor pélvica constante ou corrimento com mau cheiro, mesmo que não sejam visíveis alterações no tecido.

Conização Uterina

Como é feita a cirurgia

A cirurgia de conização do colo do útero é bastante simples e rápida, durando aproximadamente 15 minutos. A conização do útero é feita no consultório do ginecologista sob anestesia local ou sedação e, por isso, não dói e a mulher pode voltar a casa no mesmo dia, não precisando ficar internada.

Durante o exame, a mulher é colocada em posição ginecológica e o médico coloca o espéculo para observar o colo do útero. Depois, usando um pequeno laser ou um aparelho semelhante a um bisturi, o médico retira uma amostra de cerca de 2 cm, que será analisada em laboratório. Por fim, são inseridas algumas compressas na vagina para interromper a hemorragia, que devem ser removidas antes que a mulher regresse a casa.

Embora a cirurgia seja relativamente rápida, a recuperação da conização pode demorar até 1 mês para estar completa e, durante esse período, a mulher deve evitar contato íntimo com o parceiro e fazer repouso por pelo menos 7 dias, ficando deitada e evitando levantar pesos.
Durante o pós-operatório da conização do útero é normal que aconteçam pequenos sangramentos escuros e, por isso, não devem ser sinal de alarme. No entanto, a mulher deve estar sempre atenta a sinais de uma possível infecção como cheiro fétido, corrimento amarelado ou esverdeado, e febre. Caso estes sintomas estejam presentes deve-se ir ao hospital ou voltar ao médico.

O exercício físico mais intenso, como fazer a limpeza da casa ou ir à academia, só deve ser retornado após cerca de 4 semanas, ou de acordo com as indicações do médico.

Possíveis complicações

A principal complicação após uma conização é o risco de hemorragia, por isso, mesmo já tendo regressado a casa, a mulher deve ficar atenta ao surgimento de sangramento abundante e de cor vermelho vivo, pois pode indicar uma hemorragia. Além disso, outros possíveis riscos incluem: Além disso, o risco de infecção também é bastante elevado após a conização. Por isso, a mulher deve ficar atenta a sinais como:

• Corrimento vaginal esverdeado ou com mau cheiro;

• Dor na região inferior da barriga;

• Desconforto ou coceira na região vaginal;

• Febre acima de 38ºC.

Outra das possíveis complicações da conização do colo do útero é o desenvolvimento de uma insuficiência do colo uterino durante a gravidez. Isso faz com que a mulher tenha o colo do útero diminuído ou aberto, causando dilatação que pode levar ao aborto ou início de trabalho de parto prematuro, colocando em risco a vida do bebê.