Dec
Tipos de corrimento vaginal e seus significados
Todas as mulheres em algum período da vida vão se questionar sobre o corrimento vaginal. Essa é uma questão que gera muitas dúvidas e que devem ser levadas em consideração.
Naturalmente toda vagina expele uma secreção em menor ou maior quantidade, dependendo muito da época do mês.
Esse corrimento é totalmente normal e todas as mulheres têm, mas quando ocorre mudanças como o aumento de quantidade, odor alterado, cor, é possível interpretar como um tipo de sintoma para alguma condição médica.
TIPOS DE CORRIMENTO
CORRIMENTO BRANCO
O corrimento branco e espesso está associado ao fundo Candida Albicans, que causa a candidíase vaginal. Pode acompanhar coceira, vermelhidão, sensação de queimação na vulva.
Pode estar também associado a bactérias e protozoários. O diagnóstico necessita de avaliação médica.
CORRIMENTO AMARELO
O corrimento amarelado ou amarelo esverdeado, com cheiro forte, associado a dor e queimação durante relação sexual ou ao urinar pode ser causado pelo Trichomonas vaginalis (tricomoníase).
Essa se trata de uma doença sexualmente transmissível.
CORRIMENTO MARROM
O corrimento marrom pode ocorrer pela presença de sangue menstrual, podendo ser pré ou pós-menstrual, ou acontece em mudanças de métodos contraceptivos.
A presença de sangue no corrimento sem ser nos momentos da situação descrita, associada com dor e ardor ao urinar, deve ser avaliada o quanto antes.
CORRIMENTO ROSADO
O corrimento rosado ocorre em algumas situações como início de uma gestação e pode vir acompanhado de leves cólicas abdominais.
Como evitar o corrimento vaginal?
A realização de exame ginecológico permite diversos diagnósticos, por isso é sempre o mais recomendado quando houver algum tipo de alteração no corrimento. Procure um ginecologista sempre que tiver percebido diferentes tipos de corrimento longe do habitual.
Além disso, manter a higiene, uso de preservativos, evitar uso de roupas íntimas justas e por muito tempo, podem contribuir para a redução desses episódios.