Entenda a diferença entre os tipos de DIU

Conhecido como DIU, o Dispositivo Intra-Uterino, é um método contraceptivo com menores chances de falha, diferentes das pílulas anticoncepcionais que apresentam maiores chances.

Existem dois tipos diferentes de DIU e o que difere eles são os seus materiais de composição e o fato de possuir hormônios ou não.

Há muitas dúvidas acerca deste assunto e nós vamos explicar a diferença de cada um para que você entenda melhor e faça sua escolha de tratamento.

DIU de cobre

Sendo um dos mais conhecidos, sua principal características é não conter hormônios e nenhum tipo de material alérgico ou tóxico para o organismo.

Quando a pessoa opta por este método, ele impede a gravidez inflamando o tecido que reveste o órgão, impedindo a fecundação. Geralmente o DIU de cobre dura entre 5 e 10 anos.

DIU Mirena

Este é DIU hormonal que combate a gravidez por meio de hormônio sintético de progesterona, o levonorgestrel, que reveste o DIU.

Ele também diminui cólicas e fluxos menstruais intensos, assim como o de cobre. Mas há casos em que as mulheres deixam de menstruar depois dos 6 meses de uso.

Ele também pode ser indicado para quem tem endometriose ou adenomiose. Ele deve ser trocado a cada 5 anos. 

O DIU é para quem opta por uma escolha do método reversível, mas a longo prazo, além disso causa menos efeitos colaterais, sendo uma ótima opção. Busque sempre consultar com um médico especialista e de confiança para se informar e fazer o procedimento.